Uso de Repelentes
• O uso de repelentes tópicos em lactentes acima de 6 meses está restrito a uma aplicação ao dia.
• Naqueles com mais de 2 meses é aceitável o uso apenas em situações de exposição intensa e inevitável a insetos, sempre pensando o risco e o benefício, pois apesar de ser liberado pelas agencias de regulação, há poucos dados científicos sobre a segurança nessa idade.
• Entre 1 e 12 anos, podem ser utilizadas duas aplicações ao dia e a partir de 12 anos de díade, podem ser realizadas 2 a 3 aplicações ao dia.
• A Permetrina pode ser aplicada em roupas, malhas e material de acampamento; os tecidos devem ser retratados a cada 5 a 70 lavadas, conforme a concentração usada. Há no mercado malhas e mosquiteiros tratados que mantém níveis eficazes por até 3 anos; são recomendados para crianças acima de 6 meses de idade.
• Óleo de Citronela tem duração variável (20 minutos a 2 horas) e pode lesar tecidos ou causar irritação de olhos e pele.
• Pulseiras com repelente, repelentes ultrassônicos, dispositivos elétricos luminosos com luz azul e consumo de Alho são comprovadamente não efetivos. Incensos e velas de citronela não têm efeito repelente suficiente para que seja recomendado o seu uso isolado. Os mosquitos coils (espiral) em exposição repetida podem levar a doença pulmonar, incluindo câncer de pulmão.
Produtos repelentes de uso tópico a base IR3535 são seguros para gestantes.
Orientações gerais:
- Crianças não devem manipular repelentes;
- Aplicar nas mãos do adulto e depois na pele da criança;
- Lavar as mãos depois da aplicação;
- Não aplicar em pele com lesões ou ferimentos, não aplicar em olhos e boca;
- O repelente não deve ser aplicado embaixo das roupas, aplique somente nas áreas que ficarão expostas; DEET e Icaridina podem ser aplicados também sobre as roupas;
- Se for usar hidratante ou filtro solar, espere secar e aplique o repelente 15 minutos depois. O repelente deve ser aplicado por último;
- Não aplique próximo das mucosas (olhos, nariz, boca); lave as mãos após o uso; não aplique nas mãos das crianças;
- Evite apresentação spray, prefira em loção;
- Não durma com repelente, tome um banho para remover o produto antes de dormir ou ao fim da exposição;
- As recomendações variam entre produtos – leia a bula.
Repelentes para crianças: