Redes Sociais
Idade Para Redes Sociais
Tecnicamente, não há idade ideal para entrar nas redes sociais, mas quanto mais tarde, melhor. A avaliação deve ser feita pelos pais, considerando a maturidade da criança em lidar com temas como privacidade e proteção contra cyberbullying ou crimes digitais. A internet é um enorme ambiente público, então os pais devem se perguntar: “meu filho tem maturidade para sair à rua sozinho?”
As limitações legais das empresas estão relacionadas à legislação americana, então a idade mínima para o uso é de 13 anos a maioria das plataformas e 16 anos para o WhatsApp. Entretanto, dados de 2017 apontam que entre as crianças de 9 e 10 anos, 62% tem perfil em redes sociais.
Orientar ou deixar o filho mentir a idade para frequentar redes sociais, além de crime de falsidade ideológica, é um ensinamento de falta de ética.
Oriente os filhos sobre as redes
✓ Evite publicar fotos íntimas suas ou de familiares.
Elas ficarão para sempre na internet e poderão ser utilizadas por pedófilos etc.
✓ Não revele dados pessoais.
Isso vale para telefones, endereços residenciais ou da escola, horários que frequentam determinados estabelecimentos. E não faça check-in em algumas redes. Essas informações podem ser usadas por sequestradores ou outras pessoas mal-intencionadas.
✓ Respeite a privacidade dos outros.
Não podemos publicar fotos ou informações de outras pessoas sem autorização.
✓ Não adicione pessoas que não conhece a sua rede social.
Há o risco de desse comportamento resultar na exposição exagerada e suas consequências. Oriente que recusar uma amizade nas redes sociais não é feio nem errado.
✓ Não marque encontros com qualquer pessoa (principalmente se for desconhecida) sem avisar os pais.
Essa atitude traz muitos riscos, inclusive de morte. Você nunca sabe quem se esconde por trás de um perfil de rede.
✓ Evite postar algo que você não falaria pessoalmente.
Esconder-se atrás do anonimato na rede é covarde. Fora que não é seguro, uma vez que o perfil pode ser identificado.
✓ Denuncie se vir alguém fazendo bullying, discriminando ou ameaçando uma pessoa.
Além de isso ser crime, você poder ser acusado de coparticipação. E as consequências podem ser muito danosas à vítima –há até quem cometa suicídio por esse motivo.